Contando e comparando quantidades
Essa atividade é indicada para o 1º do Ensino Fundamental I, mas também poderia ser utilizada na Educação Infantil, dependendo do nível da turma. Tem por objetivo a contagem de quantidades, bem como sua representação. Além disso a sistematização dos conceitos Maior e Menor quantidade, realizando a comparação entre elas.
Como sugestão, faça atividades concretas antes de partir para a folha. Faça contagens de rotina, conte tampinhas e compare quantidades, essas atividades trazem grande contribuição para que o estudante consiga sistematizar os conceitos matemáticos.
Também sugiro que inclua outros questionamentos orais, comparando essas quantidades. Quantos a mais esse animal tem em relação ao outro? Quanto a menos esse tem em relação àquele? E assim por diante, uma vez que esses conceitos comparativos são de difícil consolidação para os alunos. Realize esses questionamentos comparando quantidades de tampinhas ou outros objetos da sala e mostre inicialmente como descobrir essa informação junto com os alunos, claro que depois de ouvir as ideias deles.
HABILIDADES:
EF01MA03- Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
EF01MA04- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)