Volta às aulas: Carta enigmática

Essa atividade é indicada para o 3º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo o desenvolvimento do raciocínio lógico, a realização de interpretação e inferências no processo de decifrar a mensagem enigmática, além da brincadeira com as sílabas para formar as palavras que compõem o texto.
A carta enigmática contribue para o desenvolvimento da inferência por parte do estudantes, algo bem difícil em desenvolver e que demanda bastante trabalho, além de ser bem divertida e estimular o espírito investigativo da garotada.
O conteúdo da carta enigmática é:
"Estamos de volta à escola!
Espero que tenha descansado e se divertido nas férias e agora tenha muita energia para aprendermos!
Você é importante para mim!
Sua professora."
📖 Kit 3000 Adesivos Turma da Mônica – Incentive e Motive seus Alunos! 🌟
Professora, que tal deixar sua aula ainda mais animada? Com o Kit 3000 Adesivos Turma da Mônica, você pode incentivar seus alunos de forma divertida e criativa! 🎉💡
- ✅ Adesivos motivacionais: Elogie o esforço e dedicação dos alunos!
- ✅ Turma da Mônica: Personagens queridos que encantam as crianças.
- ✅ Ideal para recompensas: Tornando o aprendizado mais estimulante.
- ✅ Alta qualidade: Cores vibrantes e excelente fixação!
Perfeito para montar quadros de incentivo, premiar boas atitudes e reforçar o aprendizado de forma positiva!
📌 Dica: Use os adesivos para criar desafios e metas de aprendizado com seus alunos!
Comprando por este link, você apoia este site e nos ajuda a continuar oferecendo atividades gratuitas. Obrigada! 💖
Aproveite a volta às aulas para estimular também a linguagem oral, em que cada participante conte um pouco sobre o período de férias em casa, procure perceber as trocas orais, que podem dificultar a alfabetização do estudante.
HABILIDADES:
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP04- Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
EF15LP14- Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
EF15LP18- Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)