Leitura e interpretação: Carta de reclamação
Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser utilizada nos 3º e 5º anos. Tem como objetivo principal a identificação das características do gênero textual CARTA.
Incialmente há uma breve explicação sobre este gênero, o professor necessita explicar com maior riqueza de detalhes, inclusive exemplicando a carta pessoal que a maioria dos alunos já deve conhecer, se certificando de que realmente já conhecem tal gênero. Além disso, pode ser realizado uma chuva de ideias na lousa, previamente, sobre o que os alunos acham que é carta, os elementos que a compõem e suas finalidades.
Após essa explicação, há um modelo de carta de reclamação, claro que não tão rica em argumentos como deveria ser uma carta deste tipo, entretando suficiente para que os alunos compreendam neste primeiro momento que uma carta de reclamação tem por objetivo a reivindicação de algo por direito.
Marcha Criança Produção de Texto – 5º Ano
O Marcha Criança Produção de Texto é um recurso valioso para ajudar os alunos do 5º ano a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Focado em diversos gêneros textuais, incluindo a carta do leitor, ele proporciona um aprendizado significativo e alinhado às necessidades dos estudantes.
- 📝 Desenvolvimento integral de leitura e escrita: Ideal para auxiliar os alunos a produzirem textos dos mais variados gêneros, incluindo cartas, promovendo a compreensão da função social de cada texto.
- 📖 Alinhado à BNCC: O material é pensado para proporcionar uma aprendizagem que desenvolve competências linguísticas essenciais, com atividades práticas e envolventes.
- ✍️ Práticas sociais da linguagem: A coleção propõe uma abordagem de linguagem como prática social, levando os alunos a interagirem com diferentes tipos de texto e contexto de forma eficaz.
Esse livro pode complementar de forma excelente suas atividades de produção de texto, ajudando a formar alunos leitores e escritores competentes e preparados para compreender o mundo ao seu redor.
Adquirindo este livro pelo nosso link, você estará enriquecendo o aprendizado de seus alunos e nos ajudando a continuar oferecendo atividades pedagógicas gratuitas. Muito obrigado! 🙏
HABILIDADES:
EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.
EF04LP10- Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)