Pontos Cardeais
Essa atividade é indicada para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo a compreensão de conceitos de localização presentes na Rosa dos Ventos e o entendimento de termos que podem ser utilizados para determinar a posição de objetos, pessoas e lugares no espaço.
Antes de realizar a atividade em si, converse com os estudantes sobre o nascer e o pôr do sol, que sempre acontecem em posições opostas e que tais posições são chamadas de leste(nascente) e oeste(poente). A partir da identificação de tais posições é possível determinar as outras. Assim apresente a rosa dos ventos e o significado de cada ponta dela. Fabrique junto com os alunos uma Rosa dos Ventos e saia pela escola questionando a posição da sala de vocês em relação ao pátio, entre outras ideias de acordo com a realidade de cada escola.
Se houver a oportunidade de mostrar em um computador ou projetor a ferramenta do Google Earth torna ainda mais rica e dinâmica sua aula. Comece pela localização da escola e compare as posições de onde eles moram em relação a escola, por exemplo, "A minha casa fica a norte da escola" e assim por diante.
Se conseguir uma bússola, aproveite a oportunidade para explicar a eles o funcionamento dela.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
HABILIDADES:
EF04CI09- Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
EF04CI10- Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)