Dia Mundial da Água- Leitura e interpretação
Essa atividade é indicada para o 5º ano do Ensino Fundamental I, mas pode ser trabalhada com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo, além de conscientizar sobre a importância da água em nossas vidas, como aprimorar a leitura, interpretação e produção escrita dos estudantes.
Inicialmente os estudantes deverão realizar a leitura do texto e responder às questões propostas acerca do assunto. Feito isso, promova uma discussão em sala sobre o tema, explicando sobre o ciclo da água e estimulando um debate sobre a água ser um recurso infinito ou não.
Depois aproveite o tema e explore mais sobre a Dia Mundial da Água, como a importância dela, as utilidades e a conscientização acerca do seu consumo; através de literatura infantil, músicas, ou outros tipos de textos e metodologias.
Após essa atividade, os estudantes poderão realizar a confecção de cartazes sobre o uso consciente da água: Divida os estudantes em grupos e peça para que eles confeccionem cartazes sobre o uso consciente da água. Cada grupo pode escolher um tema relacionado à água, como por exemplo, "Não desperdice água", "Reutilize a água da chuva" ou "Cuide dos rios e mares". Os cartazes podem ser expostos na escola ou em outros locais públicos, como forma de conscientização.
A Água e a Águia - Mia Couto
💧 Uma fábula encantadora sobre a importância da água e a conexão entre natureza e palavras.
- 🌍 História Inspiradora: Uma narrativa ecológica e poética que ensina o valor da água.
- 🦅 Para Todas as Idades: Com ilustrações vibrantes, ideal para crianças e educadores.
- 📖 Reflexão Profunda: Um conto sobre a natureza que estimula a consciência ambiental desde cedo.
Com este livro, incentive as crianças a descobrirem a beleza e a importância de cuidar da água e do meio ambiente!
Ao comprar pelo nosso link, você apoia a criação de atividades educativas gratuitas. Obrigado! 🙏
HABILIDADES:
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global
EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.
EF05CI04- Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
EF05CI05- Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Celebrando o Dia Mundial da Água: Uma Aventura Educacional 💦🌍
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)