Essa atividade é indicada para os 5º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser utilizado com o 4º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos, envolvendo o sistema monetário brasileiro. Dessa forma, envolvendo também a numeração decimal, representando o valor dos centavos.
O ideal é que o professor não exija a resolução do problema com a utilização apenas de operações e algarismo, deixem que os alunos utilizem das estratégias próprias para chegarem às conclusões. O importante é resolver o problema e não a forma como foi resolvido. O importante é que, ao final, na correção, sejam compartilhadas as diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes para obterem a resposta.
A atividade é composta por cinco problemas envolvendo as horas cujas resoluções seguem abaixo:
1- Filomena terá R$210,00 após um ano de economia.
2- Paola gastou R$27,05 na banca de jornal.
3- Pedro recebeu de troco R$14,60.
4- José gastou R$263,90 para completar o tanque.
5- Ana pagou R$1.312,20 na TV nova.
HABILIDADES:
EF05MA07- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA25- Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!