Volta às aulas- O monstro das cores
Este é um Projeto de Volta às aulas indicado para os anos iniciais do Ensino Fundamental II (1º e 2º anos). É formado por 5 páginas contendo atividades de acordo com a BNCC e com a indicação do código da habilidade contemplada, além da capa ilustrativa.
Na primeira página do Projeto de Volta às aulas você encontra uma pequena interpretação da história lida, que poderá ser realizada oralmente com a turma inicialmente para depois ser registrada. Aproveite este momento para falar sobre os sentimentos do personagem e outros mais que os pequenos podem sentir, e que são normais, o importante é o que fazemos com esses sentimentos, uma oportunidade também para a elaboração das regras e combinados da turma. A outra atividade constante na mesma página consiste em uma tabela na qual os alunos devem contar as quantidades de cada sentimento e depois desenhá-los nos potes pintando-os com suas respectivas cores. Observe se seus alunos conseguem contar e quantificar corretamente, fazendo associações ao numeral correspondente. Após há algumas perguntas comparando as quantidades, que podem serem realizadas de forma coletiva, em grupos, em duplas ou individualmente, dependendo do nível da turma.
Na segunda página do projeto, os estudantes deverão escrever de forma espontânea o nome dos sentimentos representados por cada monstro das cores. Deixe que cada alunos escreva de seu jeito, aproveitando para avaliar a hipótese de escrita de cada um. Já na atividade de Matemática há as situações-problemas envolvendo as ideias de juntar, tirar, adição de parcelas iguais e dividir. Poderá ser realizada de forma coletiva, em grupos, em duplas ou individualmente. Não exija que os alunos utilizem algoritmos para resolver os problemas, deixem que usem das mais variadas estratégias para chegar a resposta. Seria interessante que, ao final, compartilhe com a turma os diferentes modos que eles utilizaram para resolver.
Na terceira página você encontra uma atividade de contar a quantidade de letras e sílabas dos sentimentos e depois completar o alfabeto com as letras faltantes. Contar sílabas é extremamente importante nessa fase de alfabetização, pois leva o estudante a perceber que a escrita é feita pelos sons das palavras, é interessante que seja feita de forma coletiva e preste atenção aos alunos que estão apresentando dificuldades. Na atividade de Matemática, há a soma das bolinhas, além da contagem de quantidades. É importante que seja realizada na prática tal atividade com contagem de palitos, tampinhas entre outros e depois junção de quantidades para que a ideia da adição seja assimilada pelos alunos de forma eficaz. Por último, a sequência de cores, antes brinque coletivamente com a turma montando sequência de bolinhas coloridas entre outros materiais, para que seja consolidado tal conceito.
Na quarta página há o caça-palavras das emoções trabalhadas na história, importante para que os estudantes comecem a lançar estratégias para ler/encontrar as palavras, mesmo não estando em fase alfabética da escrita, como letra inicial e letra final, fazendo aliterações. Se eles não estiverem utilizando tais estratégias, dê a dica a eles. Na atividade de Matemática, os estudantes devem utilizar a criatividade para criar seu próprio monstro utilizando apenas as formas geométricas planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
Atividade Baseada no Livro "O Monstro das Cores"
📘 O livro essencial para explorar emoções com sua turma!
- 🎨 Base da Atividade: Use "O Monstro das Cores" para trabalhar emoções como alegria, tristeza e calma.
- 👨🏫 Ferramenta Educacional: Ideal para projetos pedagógicos sobre inteligência emocional.
- 🏡 Para Famílias: Crie momentos especiais com as crianças, conectando histórias e aprendizado.
- 🌍 Sucesso Global: Um best-seller traduzido para 16 idiomas e reconhecido por educadores.
Garanta o livro para enriquecer sua prática com esta atividade especial!
Ao comprar pelo nosso link, você apoia nossas atividades pedagógicas gratuitas. Agradecemos! 🙏
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Para finalizar, a última atividade é a montagem de um fantoche do personagem da história, o monstro das cores, fácil de ser feito, que pode ser utilizado pelos estudantes para pequenas encenações. Deixe os pequenos livres para criar e brincar! Ah, caso tenha dúvida na montagem do fantoche, basta assisir o vídeo abaixo onde explico o passo a passo.
HABILIDADES:
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP04- Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
EF15LP09- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP10- Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF15LP18- Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF15LP19- Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
EF12LP01- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
EF12LP03- Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF01LP03- Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
EF01LP04- Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP06- Segmentar oralmente palavras em sílabas.
EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.
EF01LP10- Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
EF02LP04- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
EF02LP26- Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
EF01MA01- Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
EF01MA04- Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
EF01MA05- Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
EF01MA06- Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
EF01MA08- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
EF01MA10- Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
EF01MA14- Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
EF02MA03- Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.
EF02MA05- Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
EF02MA06- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
EF02MA07- Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
EF02MA10- Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
EF02MA11- Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
EF02MA15- Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
EF15AR01- Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
EF15AR04- Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
EF15AR21- Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)