DIA DOS POVOS INDÍGENAS: Caça palavras e Produção de texto

Essa atividade é indicada para 3º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 4º e 5º anos, dependendo do nível da sua turma. Tem como objetivo a produção de um pequeno texto sobre a cultura indígena, utilizando as palavras encontradas no caça palavras.
Nessa atividade, os estudantes deverão encontrar no caça palavras as palavras do quadro relacionados à cultura indígena e, ao final, elaborar um pequeno texto sobre essa cultura utilizando as palavras encontradas, por isso, é importante que o professor tenha trabalhado anteriormente sobre a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.
Além da atividade em si, você pode aproveitar o tema e trabalhar mais sobre a Dia dos Povos indígenas, como a cultura, os ritos e comemorações, as pinturas corporais, as formas de organização da sociedade indígena, entre outros estudos sobre esse povo que é a origem do Brasil.
🌱 Sugestão de Leitura: Ideias para Adiar o Fim do Mundo
✨ Um convite à reflexão sobre o futuro da humanidade e a sabedoria dos povos indígenas.
- 🌍 Consciência socioambiental: Crítica à separação entre humanidade e natureza.
- 📚 Leitura essencial: Um dos livros mais vendidos em ensaios e reflexões.
- 🗣️ Voz indígena: Ailton Krenak, um dos maiores pensadores do Brasil.
- 💡 Transformador: Uma obra que inspira mudanças e novos olhares sobre o mundo.
Uma leitura poderosa para educadores que desejam ampliar sua visão sobre diversidade e sustentabilidade!
Ao comprar por este link, você apoia a continuidade das atividades pedagógicas gratuitas. Obrigado! 💛
HABILIDADES:
EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas
EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF03HI03- Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
🌍📚 Não deixe de conferir nosso novo vídeo educativo sobre a fascinante cultura dos povos indígenas do Brasil! Embarque em uma emocionante jornada pelo nosso país e descubra as tradições, os costumes e a influência dos povos indígenas em nossa vida cotidiana. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe nessa experiência única! 📚🌍
Para mais conteúdo educativo, curta e inscreva-se no nosso canal! Professores, este vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer suas aulas! Não deixe de compartilhar com seus alunos e explorar o rico universo dos povos indígenas em sala de aula. 📚✏️
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)