A atividade de interpretação de texto "A Flor e o Vento" foi desenvolvida para ajudar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a praticarem e consolidarem a habilidade H21, que envolve inferir informações em textos verbais. Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento da leitura crítica e da compreensão textual, pois estimula os alunos a irem além da leitura literal, promovendo dedução, conexão de ideias e paráfrase.
A principal meta desta atividade é trabalhar a capacidade de inferência dos alunos. Durante a leitura de um texto simples, como a história da flor e do vento, os alunos são incentivados a:
Essa habilidade tem sido amplamente exigida em avaliações externas, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e na Avaliação Contínua da Aprendizagem do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, evidenciando sua importância para garantir que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretar e inferir informações em diferentes contextos.
O professor pode seguir as seguintes etapas para aplicar essa atividade:
Além da atividade sugerida, aqui estão outras metodologias e atividades que podem ser usadas para desenvolver a habilidade H21 com seus alunos:
Desenvolver a habilidade de inferência nos alunos é fundamental para que eles se tornem leitores mais críticos e capazes de compreender as nuances de qualquer texto. A atividade proposta e as metodologias sugeridas oferecem diferentes formas de atingir esse objetivo, permitindo que os alunos pratiquem de forma contínua, interativa e criativa.
Incentive seus alunos a refletirem sobre o que leem e a fazerem conexões entre as informações, garantindo um aprendizado mais profundo e significativo.
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
HABILIDADES:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)