A atividade de interpretação de texto "A Flor e o Vento" foi desenvolvida para ajudar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a praticarem e consolidarem a habilidade H21, que envolve inferir informações em textos verbais. Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento da leitura crítica e da compreensão textual, pois estimula os alunos a irem além da leitura literal, promovendo dedução, conexão de ideias e paráfrase.
A principal meta desta atividade é trabalhar a capacidade de inferência dos alunos. Durante a leitura de um texto simples, como a história da flor e do vento, os alunos são incentivados a:
Essa habilidade tem sido amplamente exigida em avaliações externas, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e na Avaliação Contínua da Aprendizagem do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, evidenciando sua importância para garantir que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretar e inferir informações em diferentes contextos.
O professor pode seguir as seguintes etapas para aplicar essa atividade:
Além da atividade sugerida, aqui estão outras metodologias e atividades que podem ser usadas para desenvolver a habilidade H21 com seus alunos:
Desenvolver a habilidade de inferência nos alunos é fundamental para que eles se tornem leitores mais críticos e capazes de compreender as nuances de qualquer texto. A atividade proposta e as metodologias sugeridas oferecem diferentes formas de atingir esse objetivo, permitindo que os alunos pratiquem de forma contínua, interativa e criativa.
Incentive seus alunos a refletirem sobre o que leem e a fazerem conexões entre as informações, garantindo um aprendizado mais profundo e significativo.
Facilite o ensino da inferência textual com um recurso didático prático e envolvente! ✨👩🏫👨🏫
🎯 Uma ferramenta essencial para tornar suas aulas mais dinâmicas e eficazes!
Comprando por este link, você apoia este site e nos ajuda a continuar oferecendo atividades gratuitas para professores. Obrigado! 💖
HABILIDADES:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)