Atividade de Leitura e Interpretação para o 3º Ano: "O Cachorrinho Aventureiro"

atividade de leitura e interpretação

A leitura e a interpretação de textos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, especialmente no Ensino Fundamental. A leitura contribui para a ampliação do vocabulário, o raciocínio lógico e a capacidade de compreensão de diferentes tipos de textos. Nesta atividade, além de desenvolver essas habilidades, os alunos também são desafiados a interpretar o texto de forma mais aprofundada, sem depender apenas de respostas explícitas no texto. Esse tipo de interpretação exige que os alunos façam inferências, conectem informações e reflitam sobre o que foi lido.

Texto: "O Cachorrinho Aventureiro"

Totó era um cachorrinho curioso que adorava explorar o quintal de sua casa. Todos os dias, ele corria de um lado para o outro, cheirando as flores e procurando novos amigos, como passarinhos e borboletas. Um dia, Totó viu um portão aberto. Sem pensar duas vezes, ele saiu pela rua. Foi então que percebeu que não sabia como voltar para casa. Felizmente, um garoto chamado Bento o encontrou e, ao ler a plaquinha em seu pescoço, levou Totó de volta para casa. A partir daquele dia, Totó decidiu que o quintal já era grande o bastante para suas aventuras.

Perguntas de Interpretação

  1. Por que Totó decidiu que o quintal era suficiente para suas aventuras?
  2. O que Totó fez quando viu o portão aberto?
  3. Como Bento ajudou Totó a voltar para casa?
  4. O que o texto diz sobre a personalidade de Totó?
  5. Qual foi o momento mais importante da história? Por quê?

Respostas sugeridas

  1. Totó percebeu que se aventurar para fora do quintal poderia ser perigoso, já que ele se perdeu e precisou de ajuda para voltar para casa. O quintal era um lugar seguro onde ele podia explorar sem correr riscos.
  2. Totó, sendo curioso, saiu pela rua sem pensar duas vezes. Ele não sabia que isso o faria se perder.
  3. Bento encontrou Totó na rua, leu a plaquinha com o nome e o endereço no pescoço do cachorro e o levou de volta para casa.
  4. Totó é descrito como um cachorro curioso e aventureiro, mas que também aprende com suas experiências e se torna mais cuidadoso depois de se perder.
  5. O momento mais importante foi quando Totó percebeu que estava perdido e Bento o encontrou. Isso marcou a mudança na atitude de Totó em relação às suas aventuras, fazendo-o valorizar mais o quintal e ficar longe de perigos.

Objetivo da Atividade

Essa atividade é ideal para desenvolver a habilidade de inferência nos alunos



HABILIDADES:


(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade