No projeto Viver e Ser Feliz, os alunos são convidados a refletir sobre temas importantes como a valorização da vida, a prática de atividades físicas e o combate às drogas. Uma das maneiras de promover essa reflexão é por meio da produção criativa, utilizando a poesia como ferramenta de expressão.
Nesta atividade, chamada "Bora Jogar Bola?", os alunos irão trabalhar suas habilidades de interpretação e produção de texto de forma lúdica e interativa. Eles irão preencher as lacunas de um poema com palavras que rimam, além de criarem seus próprios versos, refletindo sobre a importância de manter uma vida saudável e longe das drogas.
A atividade começa com a leitura de um poema base sobre o tema "Bora Jogar Bola?", que explora a importância do esporte na vida saudável. Em seguida, os alunos serão desafiados a completar o poema com rimas e a criar versos adicionais, incentivando a reflexão e o desenvolvimento da escrita criativa.
Após preencherem o poema, os alunos também responderão a perguntas de interpretação, como:
Essa abordagem permite que os alunos pratiquem a leitura atenta e a identificação de rimas, ao mesmo tempo que desenvolvem suas próprias criações poéticas.
Além de ser uma forma divertida de trabalhar o conteúdo, a atividade "Bora Jogar Bola?" ajuda os alunos a refletirem sobre a importância de manter uma vida ativa e longe das drogas. A poesia oferece um espaço para que eles expressem suas emoções e pensamentos de maneira livre, ao mesmo tempo que praticam habilidades importantes de escrita e interpretação.
Essa atividade oferece uma maneira poderosa e criativa para que os alunos reflitam sobre as escolhas que fazem e sobre o impacto do esporte em suas vidas. Ao incentivá-los a completar o poema e a criar seus próprios versos, você estará ajudando-os a desenvolver tanto suas habilidades linguísticas quanto sua autoestima e consciência sobre a saúde.
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
HABILIDADES:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
((EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)