DIA DOS POVOS INDÍGENAS: Cruzadinha

Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 5º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a interpretação de dicas para completar a cruzadinha, trabalhando a capacidade do estudante de encontrar informações explicítas e implícitas, bem como a importância dos povos indígenas para a cultura brasileira.
Para preencher a cruzadinha, os estudantes deverão ler as dicas e interpretá-las, dessa forma pretende-se o desenvolvimento de habilidades como a interpretação em si e a realização de inferências, de forma divertida e desafiadora.
As respostas da cruzadinha são: 1- Flauta, 2- Pajé, 3- Açaí, 4- Onça pintada, 5- Dezenove de abril, 6- Tupi-Guarani.
Além da atividade em si, você pode aproveitar o tema e trabalhar mais sobre a Dia dos Povos Indígenas, como a cultura, os ritos e comemorações, as pinturas corporais, as formas de organização da sociedade indígena, entre outros estudos sobre esse povo que é a origem do Brasil.
🌱 Sugestão de Leitura: Ideias para Adiar o Fim do Mundo
✨ Um convite à reflexão sobre o futuro da humanidade e a sabedoria dos povos indígenas.
- 🌍 Consciência socioambiental: Crítica à separação entre humanidade e natureza.
- 📚 Leitura essencial: Um dos livros mais vendidos em ensaios e reflexões.
- 🗣️ Voz indígena: Ailton Krenak, um dos maiores pensadores do Brasil.
- 💡 Transformador: Uma obra que inspira mudanças e novos olhares sobre o mundo.
Uma leitura poderosa para educadores que desejam ampliar sua visão sobre diversidade e sustentabilidade!
Ao comprar por este link, você apoia a continuidade das atividades pedagógicas gratuitas. Obrigado! 💛
HABILIDADES:
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.
EF04LP01- Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- -grafema regulares diretas e contextuais.
EF04GE01- Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
EF04GE06- Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios
EF04HI10- Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
🌍📚 Não deixe de conferir nosso novo vídeo educativo sobre a fascinante cultura dos povos indígenas do Brasil! Embarque em uma emocionante jornada pelo nosso país e descubra as tradições, os costumes e a influência dos povos indígenas em nossa vida cotidiana. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe nessa experiência única! 📚🌍
Para mais conteúdo educativo, curta e inscreva-se no nosso canal! Professores, este vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer suas aulas! Não deixe de compartilhar com seus alunos e explorar o rico universo dos povos indígenas em sala de aula. 📚✏️
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)