DIA DOS POVOS INDÍGENAS: Cruzadinha

atividade 4º ano dia dos povos indígenas cruzadinhas

Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 5º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a interpretação de dicas para completar a cruzadinha, trabalhando a capacidade do estudante de encontrar informações explicítas e implícitas, bem como a importância dos povos indígenas para a cultura brasileira.

Para preencher a cruzadinha, os estudantes deverão ler as dicas e interpretá-las, dessa forma pretende-se o desenvolvimento de habilidades como a interpretação em si e a realização de inferências, de forma divertida e desafiadora.

As respostas da cruzadinha são: 1- Flauta, 2- Pajé, 3- Açaí, 4- Onça pintada, 5- Dezenove de abril, 6- Tupi-Guarani.

Além da atividade em si, você pode aproveitar o tema e trabalhar mais sobre a Dia dos Povos Indígenas, como a cultura, os ritos e comemorações, as pinturas corporais, as formas de organização da sociedade indígena, entre outros estudos sobre esse povo que é a origem do Brasil.



HABILIDADES:

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04LP01- Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema- -grafema regulares diretas e contextuais.

EF04GE01- Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira. Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

EF04GE06- Identificar e descrever territórios étnico-culturais existentes no Brasil, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios

EF04HI10- Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira

🌍📚 Não deixe de conferir nosso novo vídeo educativo sobre a fascinante cultura dos povos indígenas do Brasil! Embarque em uma emocionante jornada pelo nosso país e descubra as tradições, os costumes e a influência dos povos indígenas em nossa vida cotidiana. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe nessa experiência única! 📚🌍

Para mais conteúdo educativo, curta e inscreva-se no nosso canal! Professores, este vídeo é uma ótima ferramenta para enriquecer suas aulas! Não deixe de compartilhar com seus alunos e explorar o rico universo dos povos indígenas em sala de aula. 📚✏️

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade