Folclore: Texto Instrucional- Como fazer uma pipa (papagaio)?
Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 4º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a produção de um texto instrucional sobre a construção de uma Pipa(papagaio), elemento do Folclore Brasileiro.
Os estudantes deverão inicialmente organizar as instruções, realizadas através de desenhos, na sequência correta. (Resposta: 6º/3º/2º/5º/1º/4º)
Feito isto, há um lembrete sobre a composição de um texto instrucional, indicando as partes que o compõe, bem como os elementos. Aproveite para relembrar os estudantes que tipo de texto é esse e como ele deve ser formado, antes de partir para a atividade em si.
Por fim, eles produzem o texto no caderno, ou em uma folha separada, como o professor achar melhor. Segue abaixo uma sugestão de produção:
Material necessário: 2 varetas de madeira, uma maior do que a outra; linha; papel de seda; cola e tesoura.
Como fazer:
1- Faça uma cruz com as varetas (a mais curta deve ficar na posição horizontal) e amarre-a com a linha. Antes de amarrá-las, coloque um pingo de cola no local para que fiquem bem firmes.
2- Passe uma linha ao redor da estrutura da pipa, ligando as quatro pontas. Em cada ponta, dê uma volta na linha para que fique bem firme. Quando der toda a volta, dê um nó na linha.
3- Coloque a estrutura da pipa sobre o papel de seda e recorte ao redor, deixando uma margem de 2 ou 3 centímetros.
4- Dobre as margens sobre a estrutura da pipa e passe cola. A estrutura deve ficar presa ao papel de seda. Cuidado para não rasgar.
5- Amarre um pedaço de linha na ponta superior, ligando com a ponta inferior. Deixe essa linha um pouco frouxa. É nela que a linha para empinar a pipa será amarrada, um pouco acima da intersecção da cruz.
6- Faça a rabiola da pipa. Para isso, amarre uma linha na ponta inferior. Nessa linha, amarre fitinhas coloridas de plástico ou papel.
Pronto! Agora é só se divertir. Que tal aproveitar o texto e fazer uma pipa de verdade com seus alunos? Eles vão amar!
Comemora-se o dia nacional do Folclore em 22 de agosto, mas, por ser algo valioso e com grande variedade nacional, costuma-se aplicar atividades referentes ao tema durante a semana toda ou até do mês de agosto. Pois há grande variedade de gêneros textuais como: Parlendas, Lendas, Ditados Populares, Adivinhas, Cantigas, Brincadeiras e brinquedos (textos instrucionais), etc. Além da valorização da cultura local, importante para a construção da identidade dos estudantes.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
HABILIDADES:
EF03LP11- Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráficovisuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF03LP14- Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
EF03LP16- Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").
EF04LP13- Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
EF05LP09- Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
EF05LP12- Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
🌳✨ Não perca o nosso novo vídeo educativo sobre o Folclore Brasileiro! Venha conosco nessa aventura mágica para conhecer personagens incríveis como o Saci-Pererê, a Iara, o Curupira e muito mais. Descubra as lendas e tradições que fazem parte da nossa rica cultura. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe no universo fascinante do nosso folclore! ✨🧙♂️
Para mais conteúdo educativo, curta e inscreva-se no nosso canal! Este vídeo é uma excelente ferramenta para aprender sobre o folclore brasileiro e compartilhar com seus colegas e alunos. Não deixe de utilizar em suas aulas e levar a cultura popular para a sala de aula! 🌿📚
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)