Poema Visual ou Concreto
Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 4º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a leitura, interpetração e produção do gênero textual Poema Visual ou Concreto.
Nesta atividade, há, inicialmente, o lembrete do conceito de Poema Visual ou Concreto. Depois, a leitura do Poema "A primavera endoideceu" de Sergio Caparelli e a interpretação para ser realizada no caderno, além de uma sugestão de produção de seu próprio poema visual, aproveitando o tema da Primavera. Sugiro que, antes de mostrar o texto aos alunos, realize a leitura do título e já os questione sobre qual será o tema do poema, recorde o que é um poema visual e questione-os como será que esse poema foi escrito, o que tem na primavera que pode dar significado ao poema. Realize a leitura do poema, fazendo uso de expressões e entonações e, em uma folha separada peça que os estudantes escrevam as frases e palavras do poema, da forma como imaginam que este esteja organizado, para depois realizarem uma comparação com o poema original (pode anotar as palavras na lousa ou distribuir aos alunos os trechos do mesmo ainda sem o formato do texto original). Para só depois disso, realizar a interpretação.
Possíveis respostas:
1- Primavera
2- O poeta utilizou uma FLOR para dar significado ao poema, pois ela representa a Primavera, tema do texto.
2- a) A brincadeira de se arrancar cada pétala da flor dizendo bem-me-quer em uma e mal-me-quer na outra, assim até acabarem as pétalas, pensando em seu "amor". Se a última pétala cair em bem-me-quer
significa que ele também gosta de você, caso contrário, significa que não gosta de você.
b) O poema e a brincadeira utilizam a flor, de forma a dar sentido ao significado mais profundo de ambos, o amor que endoidece.
4- O barulho das abelhas que zumbiam em seus olhos e que estão localizados no centro da flor, onde as abelhas retiram o pólen.
5- O fato de "nos meus olhos zumbiam mil abelhas" significar que está tão apaixonado que quer "brincar" com a flor de bem-me-quer e mal-me-quer só para descobrir se ele/ela gosta dele/dela.
Sugestão de Leitura Educativa: "111 Poemas Para Crianças"
Inspire seus alunos com o livro "111 Poemas Para Crianças", de Sérgio Capparelli. Esta obra reúne o melhor da produção poética do autor, abordando temas como a natureza, os animais, a cidade e muito mais.
Com capítulos dedicados a diferentes assuntos do universo infantil, este livro é uma ótima ferramenta para trabalhar a leitura, interpretação e produção de poemas visuais e concretos, além de outros gêneros poéticos.
Ao comprar através deste link, você estará apoiando nosso trabalho de continuar oferecendo atividades e recursos gratuitos. Muito obrigado pelo seu apoio!
HABILIDADES:
EF15LP17- Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
EF15LP18- Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
EF35LP23- Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)