Esta atividade é indicada para o 5º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 4º anos, dependendo do nível da turma. Tem por objetivo a leitura e produção de ficha técnica dos países participantes da Copa do Mundo de Futebol. Levando também os estudantes a realizarem pesquisa de informações e apresentação dos dados obtidos.
Inicialmente há a ficha técnica do Qatar, com informações que servirão de modelo para que os estudantes elaborem suas próprias fichas. É interessante que faça perguntas pertinentes sobre a ficha técnica deste país, com o objetivo de melhor compreensão de cada elemento, essas perguntas podem ser feitas de maneira oral ou até no caderno do aluno. Por fim, pede-se que encontrem no mapa do mundo o Qatar e pinte-o, nessa atividade será necessário que o professor tenha um modelo em tamanho maior do mapa mundial com os nomes dos países e junto dos alunos encontrem sua localização e comparando com o mapa da atividade possam colorir o local correto.
A outra folha da atividade é composta pelos mesmos elementos da folha anterior, entretanto a ficha está em branco, devendo ser preenchida pelo estudante, utilizando como modelo a ficha anterior. Assim, fica a critério do professor a escolha do páis que cada estudante deverá pesquisar, são 32 os países participantes. Após estabelecer este critério cada estudante deve fazer sua pesquisa e preencher a ficha técnica proposta conforme o modelo do Qatar, na folha anterior. O professor também poderá solicitar aos estudantes a apresentação dos resultados obtivos, através de uma exposição oral, avaliando assim a habilidade de se expressar publicamente dos estudantes. Enfim, há muitas possibilidades de trabalho a serem realizadas com essa atividade, use sua criatividade!
HABILIDADES:
EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
EF15LP06- Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
EF15LP07- Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
EF15LP09- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
EF15LP10- Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF15LP12- Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF35LP17- Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
EF35LP18- Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
EF35LP20- Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
EF05LP24- Planejar e produzir texto sobre tema de interesse, organizando resultados de pesquisa em fontes de informação impressas ou digitais, incluindo imagens e gráficos ou tabelas, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Se tiver alguma sugestão ou dúvida entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)