Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa para o 3º Ano: Identificando Aprendizagens Iniciais
Olá, colegas educadores!
Estou empolgada em compartilhar com vocês uma atividade avaliativa de Língua Portuguesa que desenvolvi para o início do ano letivo com meus alunos do 3º ano. Esta avaliação diagnóstica foi elaborada com o intuito de verificar as habilidades linguísticas iniciais dos alunos e, assim, direcionar meu planejamento de aulas de forma mais precisa e eficaz.
Descrição da Atividade:
Esta avaliação contém uma série de exercícios que abrangem diversas habilidades linguísticas, tais como escrita, leitura e compreensão textual. Os alunos são solicitados a realizar tarefas como escrever palavras ditadas, identificar materiais escolares, interpretar um pequeno texto e responder a perguntas sobre ele, além de produzir um bilhete para a professora.
Importância da Avaliação Diagnóstica:
A avaliação diagnóstica desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Ela permite que os professores identifiquem as habilidades e dificuldades específicas de cada aluno logo no início do ano letivo. Com base nos resultados obtidos, podemos adaptar nosso planejamento de aulas para atender às necessidades individuais de cada estudante, promovendo assim um aprendizado mais eficaz e inclusivo.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Espero que esta atividade seja útil e inspire reflexões valiosas em sua prática pedagógica. Não hesite em compartilhá-la com seus colegas e adaptá-la conforme necessário para atender às necessidades específicas de sua turma.
HABILIDADES:
EF15LP01- Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas
EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF03LP02- Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)