O Saci-Pererê

atividade de folclore lenda do saci-dobradura

Explore a lenda do Saci-Pererê, uma figura travessa do folclore brasileiro, com perguntas de interpretação e uma divertida atividade de dobradura.

Sobre a Atividade

O Saci-Pererê é uma das figuras mais conhecidas e queridas do folclore brasileiro. Com suas travessuras e seu jeito brincalhão, ele encanta crianças e adultos há gerações. A lenda do Saci ensina sobre a importância da esperteza e do cuidado com as coisas ao nosso redor. A atividade proposta visa não apenas apresentar essa figura folclórica, mas também estimular a leitura, a interpretação de textos e a criatividade dos alunos.

Objetivos da Atividade

  • Desenvolver a compreensão leitora através da interpretação da lenda do Saci-Pererê.
  • Estimular a criatividade e a coordenação motora fina com a atividade de dobradura do Saci.
  • Proporcionar um momento de interação e troca de ideias sobre o folclore brasileiro.

Sugestões de Atividades Complementares

Além da leitura e das perguntas de interpretação, sugere-se realizar uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar o que aprenderam sobre o Saci e outras figuras do folclore. Outra atividade interessante seria a criação de um teatro de sombras, onde os alunos possam representar a lenda do Saci utilizando sombras e luzes, desenvolvendo assim a expressividade e a cooperação em grupo.



HABILIDADES:


(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

🌳✨ Não perca o nosso novo vídeo educativo sobre o Folclore Brasileiro! Venha conosco nessa aventura mágica para conhecer personagens incríveis como o Saci-Pererê, a Iara, o Curupira e muito mais. Descubra as lendas e tradições que fazem parte da nossa rica cultura. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe no universo fascinante do nosso folclore! ✨🧙‍♂️

Para mais conteúdo educativo, curta e inscreva-se no nosso canal! Este vídeo é uma excelente ferramenta para aprender sobre o folclore brasileiro e compartilhar com seus colegas e alunos. Não deixe de utilizar em suas aulas e levar a cultura popular para a sala de aula! 🌿📚

Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade