Essa atividade é indicada para os 1º, mas também pode ser trabalhada no 2º ano como revisão de conteúdo. Se caracteriza pela escrita espontânea de palavras que tenham as sílabas da família da letra B. Além disso, ao se trabalhar com adivinhas é possível desenvolver o raciocínio lógico das crianças e, com isso, melhorar seu entendimento de texto através de uma brincadeira tão divertida. Desafie seus alunos!
Você pode também aproveitar para verificar a hipótese de escrita do aluno através da escrita espontânea. Claro que no ensino remoto precisará combinar com a família para permitir que a criança escreva do seu jeitinho, sem ajuda.
HABILIDADES:
EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.
EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!